15 de Janeiro de 2016
Diz-se frequentemente que a fama vem com um preço alto, mas nunca o preço a pagar foi tão alto como o que a galáxia desta imagem teve de pagar. Esta galáxia está literalmente a romper-se para brilhar intensamente!
Trata-se de uma imagem que foi pintada por um artista. Mostra-nos a vencedora do prémio "A Galáxia mais Brilhante do Universo Inteiro". Apesar desta galáxia ser mil vezes mais brilhante que a Via Láctea, é impossível obtermos uma fotografia detalhada mesmo com os telescópios mais potentes, porque se encontra a mais de 12 mil milhões de distância.
No espaço existe uma regra simples: quanto mais brilhante é um objeto mais agressivo e violento é. Por exemplo, entre os objetos cósmicos mais brilhantes encontram-se estrelas que explodem, estrelas que chocam entre si ou galáxias explosivas como a desta imagem que emite tanta energia como 350 biliões de sois!No espaço existe uma regra simples: quanto mais brilhante é um objeto mais agressivo e violento é. Por exemplo, entre os objetos cósmicos mais brilhantes encontram-se estrelas que explodem, estrelas que chocam entre si ou galáxias explosivas como a desta imagem que emite tanta energia como 350 biliões de sois!
Trata-se de uma classe especial de galáxia chamada quasar, o que significa que existe um buraco negro supermassivo no seu centro. Cospe poderosos jatos de luz e partículas à velocidade de 2 milhões de quilómetros por hora!Trata-se de uma classe especial de galáxia chamada quasar, o que significa que existe um buraco negro supermassivo no seu centro. Cospe poderosos jatos de luz e partículas à velocidade de 2 milhões de quilómetros por hora!
Se por um lado, este comportamento violento pode ter feito desta galáxia uma celebridade cósmica, por outro encurtou dramaticamente o seu tempo de vida. Toda a sua reserva de material para formar estrelas está a ser expulsa!
Facto curioso
A maioria dos quasares brilham intensamente, mas existe um pequeno número entre elas que são tremendamente poeirentas. São chamadas de "Hot DOGS". Surpreendidos? Trata-se de um trocadilho a partir das iniciais em inglês de Galáxias Quentes Obscurecidas por Poeira.