Querida, encolhi o Very Large Telescope...

Nesta Fotografia da Semana, a Lua pôe-se lentamente por detrás do Very Large Telescope (VLT) do ESO no Paranal, Chile. Esta imagem foi obtida a 19 de Agosto de 2024 pelo astrónomo e astrofotógrafo Yuri Beletsky durante o que é por vezes referido como uma “Super Lua”, um nome não científico que indica uma lua cheia que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra.

Devido à sua órbita elíptica, a distância entre a Terra e a Lua varia com o tempo. O ponto mais próximo da órbita da Lua em torno da Terra é chamado perigeu, razão pela qual os astrónomos chamam a este evento uma lua cheia de perigeu. Quando isto acontece, a Lua parece maior do que à sua distância média, mas apenas em cerca de 7% em diâmetro (aproximadamente 15% em área e portanto 15% também em termos de brilho), o que não é lá muito.

Então, como é que se tiram fotografias como esta, em que a Lua parece tão grande que faz com que os enormes edifícios próximos de si pareçam minúsculos? Em primeiro lugar, é preciso ter uma grande teleobjetiva com um zoom impressionante. Para uma fotografia como esta, também é necessário estarmos a vários km de distância dos edifícios do telescópio. Neste caso particular, foi preciso deslocarmo-nos pelo terreno muito rochoso no deserto do Atacama! Quando estamos suficientemente longe, as grandes cúpulas do VLT, com 28,5 m de altura cada uma, parecem muito pequenas, enquanto a Lua permanece sempre do mesmo tamanho. A seguir basta fazer zoom e... já está!

Yuri explica: “O sítio onde tínhamos planeado pôr a câmara encontrava-se a uma distância de cerca de 13 km da plataforma do VLT. Acontece que o local não era tão acessível como pensávamos inicialmente e demorámos uma porção de tempo a lá chegar num camião 4x4. Chegámos na tarde de 18 de Agosto e acampámos no deserto durante a noite para capturar o Pôr de Lua, que ocorreu na manhã seguinte às 06:56.

Parece muito trabalho? E é. Talvez seja por isso que as imagens deslumbrantes que vemos frequentemente com uma enorme Lua cheia são muitas vezes manipuladas, ou mesmo geradas por IA. Esta fotografia é verdadeira, mas será que consegue detectar uma falsa? Para se tornar um especialista no assunto, leia este blogpost sobre como detectar imagens falsas de astrofotografia.

Créditos:

Y. Beletsky (LCO)/ESO

Sobre a imagem

Id:potw2436a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:2 de Setembro de 2024 às 06:00
Tamanho:7008 x 4672 px

Sobre o objeto

Nome:Very Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
5,2 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
102,8 KB
1280x1024
154,2 KB
1600x1200
209,7 KB
1920x1200
241,4 KB
2048x1536
335,6 KB