Anúncio
O instrumento MICADO do ELT passa revisão final de design
3 de Setembro de 2024
O instrumento MICADO (Multi-AO Imaging Camera for Deep Observations), uma potente câmara de alta resolução para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, passou a sua revisão final de design, assinalando um marco importante a caminho de dar início às suas operações neste telescópio no final desta década. Uma vez concluído, o MICADO permitirá aos astrónomos obter imagens extremamente profundas do Universo.
O objetivo desta última fase da revisão final de design era finalizar o processo de conceção do instrumento, o qual tem vindo a decorrer desde há vários anos. Embora o fabrico propriamente dito só comece normalmente após a aprovação do design final, a luz verde para o fabrico de muitos dos seus componentes e subsistemas já foi dada anteriormente, de modo a permitir que o projeto MICADO continue a progredir com celeridade. Para completar a revisão do design, os membros do consórcio trabalharam com pessoal do ESO para clarificar as questões que ainda se encontravam em aberto relativamente ao design do instrumento. Tendo agora atingido este marco, o consórcio MICADO — constituído por uma equipa de 150 pessoas de seis países diferentes — concentrar-se-á totalmente no fabrico e teste do instrumento.
A conceção do MICADO foi motivada pelo desejo de uma precisão e estabilidade muito elevadas para atingir uma elevada sensibilidade, resolução, exatidão astrométrica e cobertura extensa em comprimentos de onda. Para isso, o MICADO será colocado por cima da plataforma de instrumentos do ELT, de modo a que a luz do telescópio possa ser enviada tanto para o sistema de óptica adaptativa, que corrige os efeitos de desfocagem da atmosfera, como para o crióstato. É aí que a óptica e os detectores do instrumento são mantidos frios de modo a trabalharem eficazmente nos comprimentos de onda do infravermelho próximo sem a interferência de outras fontes de calor. O funcionamento detalhado do instrumento é controlado pela eletrónica, grande parte da qual está montada mesmo por baixo; o software permitirá aos utilizadores efetuar as suas observações remotamente.
O seu design sofisticado fará com que o MICADO possa obter imagens de alta resolução do Universo, as quais revelarão estruturas detalhadas e os mecanismos de formação de galáxias distantes, ajudando os astrónomos a estudar estrelas individuais e sistemas estelares em galáxias próximas, assim como planetas e formação planetária fora do nosso Sistema Solar. Para além disso, o MICADO funcionará como uma ferramenta única e poderosa para explorar meios onde as forças gravitacionais são extremamente fortes, tais como perto do buraco negro supermassivo situado no centro da nossa Galáxia, a Via Láctea.
Após os primeiros anos de funcionamento, as capacidades do MICADO serão reforçadas através da sua ligação ao MORFEO (Multiconjugate adaptive Optics Relay For ELT Observations). Este instrumento permitirá ao MICADO obter imagens ainda mais nítidas num campo de visão maior.
Para um resumo completo da equipa que está a construir o MICADO, como é que este instrumento funciona e como é que irá mostra-nos o Universo como nunca antes visto, veja o vídeo ‘Meet MICADO, a super-camera for the ELT!’ (Conheça o MICADO, uma super câmara para o ELT!)
Informação Adicional
O consórcio MICADO é composto pelas seguintes instituições: MPE (Max-Planck-Institut für Extraterrestrische Physik, Alemanha), MPIA (Max-Planck-Institut für Astronomie, Alemanha), USM (Universitäts-Sternwarte München, Alemanha), IAG (Institute for Astrophysics of the Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha), NOVA (Netherlands Research School for Astronomy representada pela Universidade de Groningen, a Universidade de Leiden, e o grupo de instrumentação óptica/infravermelha da NOVA sediado na ASTRON em Dwingeloo, Países Baixos), INAF Istituto Nazionale di Astrofisica, CNRS/INSU (Centre National de la Recherche Scientifique/Institut National des Sciences de l'Univers representado por LESIA, GEPI, Division Technique de l'INSU, UTINAM/OSU THETA, LCF e IP2I/LMA, França), A* (uma parceria austríaca representada pela Universidade de Viena, a Universidade de Innsbruck, a Universidade de Linz e o RICAM Linz, Academia Austríaca de Ciências, Áustria), e o Centro Finlandês de Astronomia com o ESO (FINCA), Universidade de Turku, Finlândia.
O papel principal no projeto de cada membro do consórcio encontra-se delineado em https://www.mpe.mpg.de/ir/micado.
Links
Contactos
Mario Schweitzer
MICADO Project Manager at ESO
Email: Mario.Schweitzer@eso.org
Elena Valenti
MICADO Project Scientist at ESO
Email: Elena.Valenti@eso.org
Ulf Seemann
MICADO Project Engineer at ESO
Email: Ulf.Seemann@eso.org
Ric Davies
MICADO Principal Investigator
Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics, Alemanha
Email: davies@mpe.mpg.de
Eckhard Sturm
MICADO Project Manager
Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics, Alemanha
Email: sturm@mpe.mpg.de
Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann24013 |