Anúncio
Todos os observatórios do ESO estão agora no Google Street View
10 de Junho de 2014
Os observatórios do ESO no Chile, Observatório do Paranal, Observatório de La Silla e Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), fazem agora parte das panorâmicas de 360º do Google Street View, disponíveis no Google Maps.
A equipa do Google Street View visitou cada um dos três observatórios do ESO no Chile: o Observatório do Paranal a uma altitude de 2635 metros - local de acolhimento do VLT, a infraestrutura emblemática do ESO; o Observatório de La Silla - o primeiro observatório do ESO, situado na periferia do deserto do Atacama, 2400 metros acima do nível do mar; e os dois locais do ALMA - o Local de Operações da Rede, no cimo do planalto do Chajnantor a 5000 metros de altitude e o campo internacional base do ALMA no Local de Apoio às Operações, a 2900 metros de altitude.
Em vez dos talvez mais conhecidos carros do Google Street, o Google consegue agora cobrir locais altos e remotos utilizando o chamado Google Trekker. Este equipamento especial do Google inclui uma mochila de 18 kg com 15 lentes que apontam em direções diferentes, de modo a que posteriormente as imagens se possam juntar para formar um panorama de 360º. À medida que o operador anda, são capturadas imagens de excelente qualidade a cada 2,5 segundos.
O Google Street View permite agora a qualquer pessoa ver de perto os três locais de observação do ESO a partir do conforto da sua casa, explorando em detalhe os telescópios de vanguarda do ESO. Os espetadores podem colocar-se na plataforma do VLT entre os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e os quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros, os quais constituem o Interferómetro do Very Large Telescope do ESO (VLTI); podem também ver La Silla onde o ESO tem em operação dois dos telescópios da classe de 4 metros mais produtivos do mundo - o New Technology Telescope (NTT) e o Telescópio de 3,6 metros do ESO; e aventurar-se nas altitudes extremamente elevadas do planalto do Chajnantor entre a paisagem gelada das várias antenas que compõem a rede ALMA.
Para além dos observatórios do ESO, foram também adicionadas ao Google Street View, que inclui imagens do Chile desde 2012, atrações turísticas como a Reserva Huilo-Huilo no sul do Chile e a Fábica de Sal Humberstone no norte do Chile. Outro local em destaque que foi incluído é uma das mais elevadas ruas do mundo, a Estrada 27 no Chile. Outros locais no Chile irão igualmente sendo incluídos ao longo do próximo ano.
Para aceder aos observatórios do ESO a partir do Google Street View siga os seguintes links:
- Local de Operações da Rede ALMA
- Local de Apoio às Operações ALMA
- Observatório do Paranal
- Observatório de La Silla
Se pretender ter acesso a imagens ainda mais detalhadas das infraestruturas do ESO, poderá ver as Visitas Virtuais do ESO dos diferentes locais do ESO no Chile e da Sede do ESO na Alemanha:
Notas
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.
Contactos
Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
ESO ePOD, Garching, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
E-mail: lars@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann14047 |