Anúncio
Primeiros resultados da expedição Ultra HD do ESO
9 de Maio de 2014
A expedição Ultra HD do ESO já terminou, mas há muito trabalho a ser feito nos bastidores para processar e combinar todo o material obtido pela equipa - uns extraordinários 10 TB de imagens e vídeo. Com quatro vezes a resolução do HD, o Ultra HD leva-nos a uma nova e imergente dimensão do céu noturno. A equipa apresenta agora alguns dos seus primeiros resultados em Ultra HD - trazendo o Universo para mais perto de nós.
Apesar da produção de ecrãs de televisão e câmaras Ultra HD ter proliferado, atualmente existe ainda muito pouco material com esta resolução disponível. O ESO está a mudar esta realidade ao disponibilizar material gratuito em Ultra HD com licença de utilização muito liberal, destinado a todos os tipos de público, desde consumidores finais a produtores e emissoras.
Há pouco mais de um mês, o video-fotógrafo do ESO Herbert Zodet e três Embaixadores Fotográficos do ESO, Yuri Beletsky, Christoph Malin e Babak Tafreshi embarcaram numa expedição ao Chile com o intuito de obterem material dos três locais de observação do ESO em todo o seu esplendor - usando instrumentos Ultra HD de vanguarda [1].
Primeiro a equipa visitou o Observatório do Paranal do ESO no norte do Chile, local do Very Large Telescope (VLT) - a infraestrutura emblemática do ESO para a astronomia terrestre. Seguiu-se uma visita ao ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array - uma enorme infraestrutura situada 5000 metros acima do nível do mar no planalto do Chajnantor, dedicada ao estudo do Universo frio. Finalmente, a equipa visitou La Silla, o primeiro observatório do ESO - local do telescópio de 3,6 metros do ESO e do New Technology Telescope de 3,58 metros [2].
A equipa criou uma enorme variedade de conteúdos incluindo timelapses, fotografias e panoramas em qualidade Ultra HD - assim como timelapses e fotografias em formato para planetário - material que será usado no futuro planetário Supernova do ESO, a partir de 2017. As condições atmosféricas quase perfeitas de cada um dos locais fornecem vistas muito nítidas do céu noturno, o que aumenta ainda mais a qualidade visual desta produção já de si extraordinária.
Divulgamos agora uma série de vídeos e fotografias, alguns com links na barra do lado direito deste anúncio. Links diretos para alguns dos primeiros resultados da expedição são fornecidos de seguida:
- Para os meios de comunicação social e outros:
- Fotografias UHD, algumas das quais são enormes panoramas, o que aumenta a já grande coleção do ESO de fotografias em alta resolução e fotografias panorâmicas
- Timelapses UHD, o que aumenta a já grande coleção de timelapses do ESO
- Material vídeo diurno em UHD, o que aumenta a já grande coleção de vídeos Ultra HD do ESO
- Para emissoras a expedição foi capturada em cinco compilações UHD:
- Para produtores de sessões de planetário:
- Fotografias UHD para cúpula redonda (lente olho de peixe, 4K) (aumentando a coleção do ESO de fotografias para cúpula redonda)
- Timelapses para cúpula redonda em UHD (lente olho de peixe, 4K) (aumentando a coleção do ESO de timelapses para cúpula redonda)
- Panoramas UHD de 360º (aumentando a coleção do ESO de panoramas de 360º)
Muito mais está a ser preparado, por isso esteja atento a mais material em Ultra HD nas semanas que vêm. As melhores imagens serão divulgadas como Fotografias da Semana do ESO durante os próximos meses. Esteja também atento ao próximo episódio do ESOcast, que tratará da expedição Ultra HD do ESO.
Notas
[1] O equipamento usado na expedição inclui: Vixen Optics Polarie Star Tracker, máquinas fotográficas Canon EOS-1D C e 6D, Stage One Dolly e robot de controlo de câmara eMotimo TB3 de três eixos, discos Angelbird SSD2go, software LRTimelapse, estojos de transporte Peli Storm, estações de trabalho 4K PC da Magic Multimedia, sistema Novoflex QuadroPod, baterias Intecro e software Granite Bay.
[2] O itinerário completo da expedição pode ser visto aqui. A equipa partilhou a suas histórias pessoais da aventura de 17 dias no blog da expedição Ultra HD do ESO.
Mais informação
Pode seguir a expedição Ultra HD do ESO no Twitter @ESO e na hashtag #ESOultraHD
A Expedição Ultra HD do ESO é apoiada pelos seguintes parceiros tecnológicos: Canon, Kids of All Ages, Novoflex, Angelbird, Sharp, Vixen, eMotimo, Peli, Magic Multi Media, LRTimelapse, Intecro e Granite Bay Software. Informação sobre os parceiros tecnológicos da expedição pode ser encontrada neste link.
Links
- Blog Ultra HD do ESO
- Apresentando a Expedição Ultra HD do ESO
- Leia mais sobre a expedição na brochura em formato pdf (26.7 MB)
- Links diretos para os produtos UHD:
Contactos
Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal and E-ELT Press Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann14035 |