Anúncio

Ultra HD acrescenta uma nova dimensão aos vídeos do ESO

22 de Janeiro de 2014

O ESO utilizou pela primeira vez o formato HD nos seus vídeos públicos em 2008. Atualmente temos disponíveis, no nosso arquivo vídeo, 1600 vídeos neste formato. O mais recente formato Ultra HD está agora a ser acrescentado como um dos formatos em que muitos dos nossos vídeos estão disponíveis [1].

O formato Ultra HD [2] tem o dobro da resolução vertical e horizontal do formato standard  HDTV de 1080p - ou seja, quatro vezes mais pixels. Este formato tem estado a ser desenvolvido desde 2003, mas foi apenas em 2013 que obteve proeminência e desde essa altura tornou-se comum em muitas televisões. Este novo formato muito popular foi também recentemente coberto extensamente pelos meios de comunicação social, incluindo uma cobertura alargada por parte do internacional Consumer Electronics Show, que ocorreu no final de 2013.

Conteúdos em Ultra HD são ainda difíceis de encontrar, embora serviços de internet como a Netflix e a Amazon Instant tenham já anunciado que começarão proximamente a distribuir vídeos em Ultra HD. O ESO será a primeira organização científica a disponibilizar vídeos em Ultra HD a intervalos regulares. A coleção de vídeos em Ultra HD do ESO irá aumentar gradualmente à medida que for suplementada com novos vídeos.

Notas

[1] O ESO disponibiliza três qualidades diferentes de vídeos em Ultra HD. Dois deles para visualização no ecrã (um com a compressão muito eficiente H.264 Advanced Video Coding e o outro com a nova compressão H.265 High Efficiency Video Coding) e outro para emissoras (com o codec Grass Valley HQX num formato AVI).

[2] O ultra HD tem 3840 pixels por 2160 linhas (8,3 megapixels, 16:9).

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14006

Imagens

Ilustração que mostra as vantagens do formato Ultra HD comparativamente a outros formatos para vídeos
Ilustração que mostra as vantagens do formato Ultra HD comparativamente a outros formatos para vídeos